Itabuna-Bahia,
Principal
Fale Conosco
Webmail
   
 
 
   
   

 
 
 
 
 
 





 A HISTÓRIA DA CÂMARA DE ITABUNA

 

Em 6 de dezembro de 1907 nascia a primeira casa de legislatura de Itabuna. O Conselho Municipal da Vila de Tabocas, implantado na gestão do Dr. Olinto Batista Leone representou o primeiro passo na luta pela emancipação da vila que, à época, era distrito da cidade de Ilhéus.

Personalidades de grande destaque que figuram até hoje na história e imaginário grapiúnas fizeram parte deste primeiro conselho. Nomes como o do Coronel Tertuliano Guedes de Pinho, eleito presidente do conselho, Adolfo Maron, Mário Primitivo dos Santos, entre outros.

Três anos após a implantação do conselho, a Vila de Tabocas assistiu com alegria a sua tão sonhada emancipação política, engendrada pelo Conselho Municipal. Mas foi só no dia 7 de abril de 1955, no salão da Prefeitura Municipal de Itabuna, que a Câmara de Vereadores da cidade seria instalada numa cerimônia pequena, simples, mas que lançou a pedra fundamental para o progresso no munícipio.

Acompanhada por dois juízes eleitorais e do promotor público da comarca local, a audiência de formação do poder legislativo teve a sua primeira mesa-diretora formada sob a presidência do vereador José Soares Pinheiro, vice-presidência de José Joaquim do Rosário, 1º secretaria de João França Santana, e 2º secretaria de Naomar Monteiro de Almeida, todos empossados no governo do prefeito Francisco Ferreira da Silva. Naquela época a mesa tinha como regimento o mandato anual.

Em sua primeira sessão ordinária como Câmara, o legislativo municipal desempenhou papel essencial para o funcionamento da instituição como casa de leis, ao implantar as comissões permanentes, sendo elas a Comissão de Finanças, Viação e Obras Públicas, e de Legislação, Justiça e Redação de Leis.

Em 58 anos de sua fundação a Câmara não parou de desenvolver políticas que fortalecessem economicamente a cidade de Itabuna, ações que ajudaram a transformar a nossa cidade num verdadeiro polo regional de serviços, para mais de 53 municípios.

Na sua atual gestão, sob a presidência do vereador Aldenes Meira (PC do B), vice-presidência dos vereadores José Silva (PSDB) e Ronaldão (DEM), e dos secretários Antônio Cavalcante (PMDB) Francisco Reis (PRP) e Francisco Edes (PRB), o poder legislativo municipal vive hoje um momento de transparência pública instituída através de um novo modelo de gestão suprapartidária que proporciona, sobretudo, uma administração ainda mais democrática que só traz benefícios à população Itabunense.

 

 
Cadastre-se em nossa newsletter.
 
 
Target Web Sites