00:00:00
DSC 0092

Concluídas audiências, PPA itabunense entra na fase de emendas

Após concluir, na primeira semana de outubro, as audiências públicas em torno do PPA 2018-21, com presença das secretarias municipais, o Legislativo de Itabuna fixou até a próxima segunda, 16, o prazo para o encaminhamento de emendas (por vereadores e pela população) à Comissão de Finanças. O relator do projeto de lei do Plano, Júnior Brandão (PT), pretende entregar o parecer com análise das emendas na última quinzena deste mês – em 23/10.

Durante as audiências, houve críticas de setores da sociedade itabunense quanto à montagem do PPA pelo governo municipal. Na cultura, a reclamação foi a ausência de dotação orçamentária ao respectivo Conselho que estaria sem financiamento público municipal desde a criação dele em 2014. Sem tratar diretamente do caso, a FICC alegou corte de R$ 2 milhões no Orçamento.

Outra insatisfação referiu-se à desvalorização do servidor. Via sindicato, a categoria lamentou o silêncio do PPA quanto a um plano de cargos e salários para todos os servidores. Essa cobrança ocorreu durante a audiência com a pasta da Educação. A secretária Anorina Smith chegou a considerar “defasado” o plano de carreira existente no município, mas que é restrito aos professores.

CO

foto: Pedro Augusto Benevides